VoIP Corporativo: Rede VoIP
VoIP Corporativo: Rede VoIP
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A implementação de uma Rede VoIP
completa é, com certeza, uma tarefa bastante interessante, e que acontece
quando se pretende instalar um sistema de Voz em empresas que estão iniciando
suas atividade ou que tenham atingido o fim da vida útil do sistema existente.
A rede descrita a seguir pode ser
implementada numa única localidade, para atender a uma única instalação
predial, ou em 2 ou mais localidades, para atender 2 ou mais instalações
prediais.
Arquitetura
Apresenta-se a seguir a
arquitetura de uma Rede VoIP para implementar um sistema de comunicação por
Voz.

1.
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Rede de Telefonia Pública
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Conexão com as redes públicas
de Telefonia Fixa e de Telefonia Celular.
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2.
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Redes Multisserviços
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Conexão com a Rede
Multisserviços que interliga todas as instalações prediais da empresa nas
diversas localidades. No caso de uso de redundâncias, podem ser contratadas
outros prestadores de serviço para prover diversidade de circuitos.
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3.
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PABX IP Principal
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Equipamento responsável pelo
fornecimento do serviço de comunicação por Voz. Pode ser um único equipamento
que atende todas as localidades prediais a partir de um local central
(matriz, por exemplo). Eventualmente pode ter um equipamento de contingência em
outra localidade.
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4.
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PABX IP Secundário ou Gateway
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Equipamento utilizado como
contingência do PABX IP principal, caso exista. Normalmente será apenas um
gateway para acesso a rede telefônica pública local. Em algumas localidade
pode nem existir.
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5.
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Telefone IP
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Terminal telefônico IP ou
terminal telefônico analógico com adaptador para VoIP.
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6.
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PC's ou Notebooks
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Computadores desktop ou laptop,
que também podem ser utilizados para telefonia IP com software do tipo
soft-phone.
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7.
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Rede Local (FastEthernet)
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Compreende toda a
infraestrutura da rede local (LAN): cabos de interligação, cabeamento
estruturado, painel de distribuição e hub ou switch. Deve-se observar que as
instalações com hub podem introduzir perdas devido a sua característica de
comunicação "um-para-muitos". Recomenda-se, portanto, o uso de
switches, que implementam a comunicação "ponto-a-ponto" entre todos
os elementos da rede.
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8.
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CPE (Customer Premises
Equipment)
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Equipamento de interface da
rede corporativa com a rede multisserviços que implementa a rede WAN da
empresa. Quando o número de localidades é grande, na localidade principal
pode ser colocado adicionalmente um equipamento (switch de maior capacidade
de processamento) como nó central para melhorar o tráfego entre as diversas
localidades.
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Alguns cuidados adicionais devem
ser considerados no projeto da Rede VoIP:
- Dimensionamento: o dimensionamento do porte do PABX IP, da
infraestrutura da(s) rede(s) local(is), dos CPE's e da banda da rede WAN
são fatores críticos para o sucesso da rede.
- Qualidade de Serviço: para que a Rede VoIP tenha uma qualidade de
comunicação de Voz que seja, no mínimo, igual aos sistemas de Voz
comutada, deve-se ter como prerrogativa de projeto um plano para garantir
o QoS das informações de Voz, tanto na(s) rede(s) local(is) como nos CPE's
e circuitos contratados das redes multisserviços.
- Nível de Serviço: a disponibilidade geral da rede e o MTBF (falhas)
devem ser objeto de estudo para garantir que tantos os equipamentos como
os serviços contratados das redes multisserviços permitam manter a rede
VoIP funcionando sempre. Os equipamentos devem ter suporte local e em
regime ininterrupto, e os serviços de telecomunicações devem ser
contratados com base num Acordo de Nível de Serviço (SLA) que atenda as
necessidade da Rede VoIP.
- Segurança: assim como nas redes de dados, a rede VoIP deve
também ter os seus procedimentos de segurança definidos e implementados
nos equipamentos de segurança existentes (firewall, proxy, etc.) ou em
novos equipamentos destinados a esse fim.
Benefícios
Os seguintes benefícios podem ser
obtidos com a rede VoIP:
- Uso de infraestrutura comum
para Voz e dados.
- Expansões na Rede VoIP e
alterações de layouts na instalações prediais tornam-se mais simples, já
que torna-se necessário apenas implantar ou alterar a infraestrutura de
cabeamento estruturado, conectar os terminais de Voz e continuar a
utilizar a rede VoIP.
- Operação e Manutenção única
tanto para as redes de Voz e dados.
- Economia de banda nos serviços
contratados das redes multisserviços, já que a rede VoIP não necessita de
banda dedicada para Voz, como nos sistemas de Voz comutada;
- Mobilidade, permitindo que os
usuários possam acessar todas as facilidades configuradas em qualquer
ponto da rede, em qualquer localidade.
fonte: http://www.teleco.com.br/imagens/tutoriais/CorpVoIP%20-%20Fig3.gif
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Fonte:
Luiz Maggio .'. Mtb 62420 Jornalista.
Sócio-Diretor