VoIP Corporativo: Rede VoIP

VoIP Corporativo: Rede VoIP

A implementação de uma Rede VoIP completa é, com certeza, uma tarefa bastante interessante, e que acontece quando se pretende instalar um sistema de Voz em empresas que estão iniciando suas atividade ou que tenham atingido o fim da vida útil do sistema existente.

A rede descrita a seguir pode ser implementada numa única localidade, para atender a uma única instalação predial, ou em 2 ou mais localidades, para atender 2 ou mais instalações prediais.

Arquitetura

Apresenta-se a seguir a arquitetura de uma Rede VoIP para implementar um sistema de comunicação por Voz.



1.
Rede de Telefonia Pública

Conexão com as redes públicas de Telefonia Fixa e de Telefonia Celular.
2.
Redes Multisserviços

Conexão com a Rede Multisserviços que interliga todas as instalações prediais da empresa nas diversas localidades. No caso de uso de redundâncias, podem ser contratadas outros prestadores de serviço para prover diversidade de circuitos.
3.
PABX IP Principal

Equipamento responsável pelo fornecimento do serviço de comunicação por Voz. Pode ser um único equipamento que atende todas as localidades prediais a partir de um local central (matriz, por exemplo). Eventualmente pode ter um equipamento de contingência em outra localidade.
4.
PABX IP Secundário ou Gateway

Equipamento utilizado como contingência do PABX IP principal, caso exista. Normalmente será apenas um gateway para acesso a rede telefônica pública local. Em algumas localidade pode nem existir.
5.
Telefone IP

Terminal telefônico IP ou terminal telefônico analógico com adaptador para VoIP.
6.
PC's ou Notebooks

Computadores desktop ou laptop, que também podem ser utilizados para telefonia IP com software do tipo soft-phone.
7.
Rede Local (FastEthernet)

Compreende toda a infraestrutura da rede local (LAN): cabos de interligação, cabeamento estruturado, painel de distribuição e hub ou switch. Deve-se observar que as instalações com hub podem introduzir perdas devido a sua característica de comunicação "um-para-muitos". Recomenda-se, portanto, o uso de switches, que implementam a comunicação "ponto-a-ponto" entre todos os elementos da rede.
8.
CPE (Customer Premises Equipment)

Equipamento de interface da rede corporativa com a rede multisserviços que implementa a rede WAN da empresa. Quando o número de localidades é grande, na localidade principal pode ser colocado adicionalmente um equipamento (switch de maior capacidade de processamento) como nó central para melhorar o tráfego entre as diversas localidades.

Alguns cuidados adicionais devem ser considerados no projeto da Rede VoIP:
  • Dimensionamento: o dimensionamento do porte do PABX IP, da infraestrutura da(s) rede(s) local(is), dos CPE's e da banda da rede WAN são fatores críticos para o sucesso da rede.
  • Qualidade de Serviço: para que a Rede VoIP tenha uma qualidade de comunicação de Voz que seja, no mínimo, igual aos sistemas de Voz comutada, deve-se ter como prerrogativa de projeto um plano para garantir o QoS das informações de Voz, tanto na(s) rede(s) local(is) como nos CPE's e circuitos contratados das redes multisserviços.
  • Nível de Serviço: a disponibilidade geral da rede e o MTBF (falhas) devem ser objeto de estudo para garantir que tantos os equipamentos como os serviços contratados das redes multisserviços permitam manter a rede VoIP funcionando sempre. Os equipamentos devem ter suporte local e em regime ininterrupto, e os serviços de telecomunicações devem ser contratados com base num Acordo de Nível de Serviço (SLA) que atenda as necessidade da Rede VoIP.
  • Segurança: assim como nas redes de dados, a rede VoIP deve também ter os seus procedimentos de segurança definidos e implementados nos equipamentos de segurança existentes (firewall, proxy, etc.) ou em novos equipamentos destinados a esse fim.
Benefícios

Os seguintes benefícios podem ser obtidos com a rede VoIP:
  • Uso de infraestrutura comum para Voz e dados.
  • Expansões na Rede VoIP e alterações de layouts na instalações prediais tornam-se mais simples, já que torna-se necessário apenas implantar ou alterar a infraestrutura de cabeamento estruturado, conectar os terminais de Voz e continuar a utilizar a rede VoIP.
  • Operação e Manutenção única tanto para as redes de Voz e dados.
  • Economia de banda nos serviços contratados das redes multisserviços, já que a rede VoIP não necessita de banda dedicada para Voz, como nos sistemas de Voz comutada;
  • Mobilidade, permitindo que os usuários possam acessar todas as facilidades configuradas em qualquer ponto da rede, em qualquer localidade.
Novos serviços podem ser implementados, de acordo com as necessidades da empresa, que permitem compartilhar serviços de Voz, dados e até imagens no mesmo terminal.

fonte:  http://www.teleco.com.br/imagens/tutoriais/CorpVoIP%20-%20Fig3.gif

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