VoIP Corporativo: Rede VoIP
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A implementação de uma Rede
VoIP completa é, com certeza, uma tarefa bastante interessante, e que
acontece quando se pretende instalar um sistema de Voz em empresas que estão
iniciando suas atividade ou que tenham atingido o fim da vida útil do sistema
existente.
A rede descrita a seguir pode
ser implementada numa única localidade, para atender a uma única instalação
predial, ou em 2 ou mais localidades, para atender 2 ou mais instalações
prediais.
Arquitetura
Apresenta-se a seguir a
arquitetura de uma Rede VoIP para implementar um sistema de comunicação por
Voz.

1.
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Rede de Telefonia
Pública
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Conexão com as redes públicas
de Telefonia Fixa e de Telefonia Celular.
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2.
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Redes Multisserviços
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Conexão com a Rede
Multisserviços que interliga todas as instalações prediais da empresa nas
diversas localidades. No caso de uso de redundâncias, podem ser contratadas
outros prestadores de serviço para prover diversidade de circuitos.
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3.
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PABX IP Principal
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Equipamento responsável pelo
fornecimento do serviço de comunicação por Voz. Pode ser um único
equipamento que atende todas as localidades prediais a partir de um local
central (matriz, por exemplo). Eventualmente pode ter um equipamento de
contingência em outra localidade.
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4.
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PABX IP Secundário ou
Gateway
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Equipamento utilizado como
contingência do PABX IP principal, caso exista. Normalmente será apenas um
gateway para acesso a rede telefônica pública local. Em algumas localidade
pode nem existir.
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5.
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Telefone IP
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Terminal telefônico IP ou
terminal telefônico analógico com adaptador para VoIP.
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6.
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PC's ou Notebooks
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Computadores desktop ou
laptop, que também podem ser utilizados para telefonia IP com software do
tipo soft-phone.
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7.
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Rede Local
(FastEthernet)
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Compreende toda a
infraestrutura da rede local (LAN): cabos de interligação, cabeamento
estruturado, painel de distribuição e hub ou switch. Deve-se observar que
as instalações com hub podem introduzir perdas devido a sua característica
de comunicação "um-para-muitos". Recomenda-se, portanto, o uso de
switches, que implementam a comunicação "ponto-a-ponto" entre
todos os elementos da rede.
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8.
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CPE (Customer Premises
Equipment)
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Equipamento de interface da
rede corporativa com a rede multisserviços que implementa a rede WAN da
empresa. Quando o número de localidades é grande, na localidade principal
pode ser colocado adicionalmente um equipamento (switch de maior capacidade
de processamento) como nó central para melhorar o tráfego entre as diversas
localidades.
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Alguns cuidados adicionais
devem ser considerados no projeto da Rede VoIP:
- Dimensionamento: o dimensionamento do porte do PABX IP, da
infraestrutura da(s) rede(s) local(is), dos CPE's e da banda da rede WAN
são fatores críticos para o sucesso da rede.
- Qualidade
de Serviço: para que a Rede VoIP tenha
uma qualidade de comunicação de Voz que seja, no mínimo, igual aos
sistemas de Voz comutada, deve-se ter como prerrogativa de projeto um
plano para garantir o QoS das informações de Voz, tanto na(s) rede(s)
local(is) como nos CPE's e circuitos contratados das redes
multisserviços.
- Nível de
Serviço: a disponibilidade geral da
rede e o MTBF (falhas) devem ser objeto de estudo para garantir que
tantos os equipamentos como os serviços contratados das redes
multisserviços permitam manter a rede VoIP funcionando sempre. Os
equipamentos devem ter suporte local e em regime ininterrupto, e os
serviços de telecomunicações devem ser contratados com base num Acordo
de Nível de Serviço (SLA) que atenda as necessidade da Rede VoIP.
- Segurança: assim como nas redes de dados, a rede VoIP deve
também ter os seus procedimentos de segurança definidos e implementados
nos equipamentos de segurança existentes (firewall, proxy, etc.) ou em
novos equipamentos destinados a esse fim.
Benefícios
Os seguintes benefícios podem
ser obtidos com a rede VoIP:
- Uso de infraestrutura comum
para Voz e dados.
- Expansões na Rede VoIP e
alterações de layouts na instalações prediais tornam-se mais simples, já
que torna-se necessário apenas implantar ou alterar a infraestrutura de
cabeamento estruturado, conectar os terminais de Voz e continuar a
utilizar a rede VoIP.
- Operação e Manutenção única
tanto para as redes de Voz e dados.
- Economia de banda nos
serviços contratados das redes multisserviços, já que a rede VoIP não
necessita de banda dedicada para Voz, como nos sistemas de Voz comutada;
- Mobilidade, permitindo que os
usuários possam acessar todas as facilidades configuradas em qualquer
ponto da rede, em qualquer localidade.
- Novos serviços podem ser
implementados, de acordo com as necessidades da empresa, que permitem
compartilhar serviços de Voz, dados e até imagens no mesmo terminal.
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fonte:http://www.teleco.com.br/
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Fonte:
Luiz Maggio .'. Mtb 62420 Jornalista.
Sócio-Diretor